O presidente da Junta de Freguesia de Pataias, Valter Ribeiro, disse à Lusa que “estão a ser retirados 36 utentes do lar e cerca de 30 utentes do centro de dia e as crianças dos tempos livres [ATL], mas não houve nunca pessoas em perigo”.
Os utentes da Associação de Bem estar e Tempos Livres foram retirados do edifício devido à proximidade das chamas, combatidas com o apoio de 44 veículos e três meios aéreos, segundo os dados disponibilizados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.
De acordo com o presidente da junta de freguesia, “as chamas estão também muito perto do edifício das piscinas”, mas estas “fecham em agosto e, portanto, a situação está controlada”.
O segundo comandante operacional distrital de operações de socorro, Luís Lopes, indicou que a principal dificuldade no combate às chamas, que progridem numa zona de pinhal, se prende com “a intensidade do vento”.
Devido ao incêndio está cortada a estrada que liga Pataias a Martingança, por onde circulam apenas veículos de emergência.
Lusa / SOL