Grécia. Alemanha optimista quanto a acordo sobre terceiro resgate

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, manifestou-se hoje confiante quanto a um acordo no seio do Eurogrupo sobre o terceiro programa de assistência financeira à Grécia. 

Grécia. Alemanha optimista quanto a acordo sobre terceiro resgate

"Estou confiante que vamos chegar a um resultado hoje", declarou o ministro alemão à chegada da reunião dos 19 ministros das Finanças da zona euro que decorre esta tarde em Bruxelas. 

O ministro alemão referiu que pretende discutir também com o Governo helénico as regras de recapitalização dos bancos gregos, bem como o montante dos pagamentos individuais como parte da ajuda prometida a Atenas.

"Se não conseguirmos encontrar uma solução hoje, devemos considerar um empréstimo-ponte, é claro […] já está definido e preparado", acrescentou Schäuble.

Depois do acordo técnico no início da semana entre Atenas e a 'troika' – Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu e ainda Mecanismo Europeu de Estabilidade -, a reunião do Eurogrupo de hoje deverá dar o aval político ao novo pacote de ajuda financeira de 85 mil milhões de euros.

O encontro desta tarde ocorre depois da aprovação pelo parlamento grego, já esta madrugada, do terceiro resgate financeiro ao país.

Atenas espera que o primeiro desembolso do terceiro programa de resgate varie entre 20 a 25 mil milhões de euros, para cobrir o pagamento ao BCE de 3,4 mil milhões nos próximos dias, os 1,6 mil milhões de euros ao FMI em setembro, o empréstimo-ponte concedido pela UE há um mês e ainda cerca de 10 mil milhões de euros para uma recapitalização imediata dos bancos gregos em situação mais frágil.

Lusa/SOL