Amizade em Coura

Os Queens of the Stone Age consideraram um dos sítios mais bonitos em que actuaram. Erlend Oye, dos Kings of Convenience pediu para voltar. Dave Grohl, vocalista dos Foo Fighters, era o preferido de toda a produção pela sua simpatia. 

Histórias que marcam os 23 anos do Festival Paredes de Coura que começa amanhã na praia fluvial do Taboão. TV on the Radio, Tame Impala, Ratat e Temples são nomes que encabeçam o cartaz deste ano. O campismo começou na sexta-feira para aqueles que querem aproveitar mais tempo no ‘habitat natural da música’.

João Carvalho, director do festival, sublinha a preferência dos artistas pelo festival: “Escolhem-no precisamente pela coerência musical”. A cantora Lykke Li tem apenas um concerto na Europa e é no Paredes de Coura.

Hoje é considerado um dos cinco melhores festivais europeus de verão pela edição espanhola da Rolling Stone. E tudo não passou de uma brincadeira de amigos. “Há 23 anos decidimos fazer aquela que é considerada a primeira edição, mas não passou de uma brincadeira bem organizada”, explica João Carvalho.

Hoje ganhou um público fiel, como o estudante universitário Nuno Castro. “Ambiente, espaço e o acolhimento que a pequena vila proporciona” são as razões que o levam a viver, pela sexta vez, a experiência de um festival onde impera a música e a amizade.