Abdicar de prendas e dar a quem precisa

Da lista de presentes que o empresário Jorge Mendes e a mulher receberam no dia do casamento não consta apenas a ilha grega oferecida por Cristiano Ronaldo. O casal decidiu apoiar quem mais precisa e pediu aos convidados que, em vez de lhes oferecerem dinheiro, fizessem um donativo à ala pediátrica do Instituto Português de…

Abdicar de prendas e dar a quem precisa

Uma semana depois da boda, o centro de acolhimento de crianças de Matosinhos Casa do Caminho já tinha recebido cinco mil euros em doações. Jorge Mendes já é conhecido da instituição, que acolhe mais de 60 crianças em risco. “Visita-nos, ajuda a promover a nossa casa e apoia-nos financeiramente com regularidade”, contou ao SOL Fernanda Lima Bastos, da instituição. As empresas também já aderiram a esta prática, acrescenta, dando o exemplo dos jantares de Natal onde cada colaborador é convidado a contribuir para a instituição.

No IPO do Porto também são muitos os beneméritos. Na primeira semana após o casamento do empresário de futebol, já tinham sido recebidas dádivas no valor de 23 mil euros. O instituto esclarece ainda que é “bastante comum receber donativos de empresas e grupos solidários. Este ano já nos foram oferecidas três carrinhas comerciais”.

Nestas festas de anos só há dádivas para quem precisa

Há quem o faça também de modo particular, até para transmitir uma mensagem aos filhos, fazendo-os perceber que há crianças sem brinquedos ou produtos mais básicos como fraldas, leite e roupa. Sofia Ferreira e o marido fazem-no desde que nasceu o filho mais velho. Para os aniversários de Tomás, de cinco anos, e da irmã Carolina, de três, os convidados já sabem que não devem levar presentes, mas sim produtos para doar a famílias carenciadas. Todos os anos, no convite para a festa, segue a lista dos bens necessários e a instituição eleita para fazer a doação. No final, Sofia e José tentam que sejam os filhos a ir à instituição fazer a entrega.

“Também já fizemos com material escolar. Explicámos que há meninos cujos pais não têm moedas suficientes para comprar o que é preciso e precisam de ajudar para transformar moedas em lápis e canetas”, contou ao SOL Sofia Ferreira.

Os pais de Tomás e Carolina têm outras ideias originais: já compraram presentes para crianças referenciadas pelo Exército de Salvação Nacional e no ano em que Tomás nasceu deram um fogão a uma família acompanhada pelo ATL da freguesia onde vivem.

rita.carvalho@sol.pt