As estrelas do planeta YouTube

Começaram por ser simples youtubers que queriam dar voz a uma causa, falar sobre o dia-a-dia, divertir-se ou fazer rir os outros. Hoje são verdadeiros fenómenos da internet, com mais visibilidade do que muitas estrelas do cinema e da música e uma vida totalmente dedicada aos vídeos e aos fãs.

A vida cor-de-rosa de Zoella

A britânica Zoe Elizabeth Sugg, 25 anos, viu no YouTube uma plataforma para partilhar os seus gostos, dicas de beleza e conselhos femininos. Criou o canal Zoella em 2009, quando começou a trabalhar em design de interiores. Seis anos depois, tem mais de 8 milhões de subscritores e os seus vídeos mais de 513 milhões de visualizações. O sucesso abriu-lhe portas noutros meios: venceu vários prémios dedicados a vloggers (utilizadores que criam um blogue apenas com base no suporte vídeo), lançou uma marca de produtos de beleza, entrou na versão de 2014 da música ‘Do They Know It’s Christmas’ composta por Bob Geldof nos anos 80, apareceu em séries e reality shows britânicos e lançou o romance Girl Online – a história de uma rapariga que cria um blogue que, de um momento para o outro, se torna viral. O livro bateu recordes no lançamento, mas a polémica chegou pouco depois quando Zoe, pressionada, admitiu que não o escrevera sozinha. Fãs zangaram-se e fãs apoiaram-na. À velocidade da internet, logo a sua vida voltou a pintar-se de cor-de-rosa.

Saída em grande pela Porta dos Fundos

Em Março de 2012, cinco amigos decidiram criar um canal de humor no YouTube para fazer frente «à falta de liberdade criativa existente na televisão brasileira». Hoje são os autores de um dos canais com mais visualizações de sempre e umas das poucas ‘contas’ que saíram do YouTube e passaram para outras plataformas. Com muito mais do que cinco pessoas por trás, a Porta dos Fundos é agora uma série televisiva e um espectáculo que anda em digressão planetária. Até já chegaram ao mundo das apps (têm seis) e à venda online de t-shirts e outros artigos.

Com base no humor negro, os sketchs recorrem muitas vezes a uma linguagem mais agressiva e a situações do quotidiano. Um dos vídeos mais conhecidos – ‘Sobre a Mesa’ – mostra como seria a relação entre um homem e uma mulher se ambos fossem totalmente honestos um com o outro no que toca a problemas durante os momentos de maior intimidade.

Apesar do sucesso fora da internet, os autores mantêm-se fiéis às raízes: colocando em primeiro lugar os fãs – têm mais de 10 milhões de subscritores e quase 2 mil milhões de visualizações – e ambicionando manter o título de maior fenómeno brasileiro na net e um dos maiores canais de entretenimento do mundo, a Porta dos Fundos continua a alimentar a sua conta no YouTube com conteúdos originais pelo menos três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados.

Um ‘hola’ que cativa milhões

«Hola, soy Germán». É com uma simples apresentação que este chileno de 25 anos conquista milhões de pessoas. Os seus vídeos falam sobre situações do dia-a-dia, mas sempre com humor, uma velocidade estonteante e um sotaque cerrado. Gosta de apostar na ironia, no nonsense e no humor físico, usando disfarces e interpretando vários papéis em alguns minutos. Começou a usar o YouTube em 2011, incentivado por alguns amigos, e desde então tem sido um sucesso – HolaSoyGermán é a segunda conta mais popular neste canal de vídeos, com mais de 23,5 milhões de subscritores e mais de 2 mil milhões de visualizações. Só mesmo PewDiePie consegue fazer-lhe frente.

PewDiePie, os milhões do ‘imperador da Suécia’

O nome Felix Kjellberg não dirá muito, mas é possível que já tenha ouvido falar em PewDiePie. Foi a alcunha que este sueco de 25 anos adoptou para publicar vídeos no YouTube, onde tem o canal mais visto do planeta. Antes de ser uma super-estrela mundial, inscreveu-se num curso ligado às áreas de gestão e de tecnologia quando acabou o secundário. Em 2010 começou a carreira de youtuber e passado um ano abandonou os estudos para se dedicar a tempo inteiro aos vídeos. No seu canal, comenta efusivamente e de forma muito ‘gráfica’ os mais variados videojogos enquanto os joga, dedicando muito tempo aos seus bros (manos), forma carinhosa como trata os fãs. Tem mais de 38 milhões de seguidores e os seus vídeos estão quase a alcançar os 10 mil milhões de visualizações. O sucesso levou-o a entrar em várias séries televisivas, incluindo dois episódios de South Park. O Wall Street Journal escreve que factura cerca de quatro milhões de dólares por ano. É namorado de outra youtuber, CutiePieMarzia.

O Dragon Ball espanhol

Samuel de Luque escolheu a alcunha Vegetta777 – nome que faz lembrar uma das famosas personagens de Dragon Ball, ‘Vegeta’ – para publicar vídeos. Este espanhol, de 26 anos, tirou o curso de auxiliar de enfermagem, mas há três anos o YouTube falou mais alto. Hoje, tem mais de 10,5 milhões de subscritores e acima de 3 mil milhões de visualizações. É conhecido pelas dobragens dos jogos virtuais Minecraft, Saint’s Row e Battlefield, fazendo destes pequenos vídeos autênticos filmes. Segundos os dados recolhidos pelo site norte-americano Business Insider no final de 2014, facturou 2,3 milhões de euros graças ao YouTube.

Diários, desabafos e Sátira, muita sátira

Jenna optou por manter o nome próprio no YouTube (a pedido da mãe, alterou o apelido de Mourey para Marbles). Afinal, o objectivo era falar directamente com os fãs sobre o quotidiano e dar-lhes alguns conselhos sobre beleza, relações e lá está, as várias questões que ocupam o seu dia-a-dia. Sempre em modo satírico. Nasceu no estado de Nova Iorque (EUA) há 28 anos e tem um mestrado em Psicologia do Desporto. Foi exactamente num blogue humorístico dedicado ao desporto – o Barstool Sports – que se iniciou como blogger. Chegou ao YouTube em 2009 e um ano depois, com o vídeo How To Trick People Into Thinking You’re Good Looking (Truques Para Que Os Outros Achem Que És Gira), disparou para o sucesso. Desde então, é a maior youtuber feminina do mundo com mais de 15 milhões de subscritores e mais de mil milhões de visualizações. Pelo caminho, arriscou noutras áreas: lançou uma marca de brinquedos para cães e apresenta um programa de rádio.

joana.alves@sol.pt