Segundo o Diário de Notícias, Spencer Stone, de 23 anos, é um militar da força aérea dos EUA, que estava de férias com dois amigos de infância, quando se envolveu numa luta, durante a viagem de comboio, com o atacante de nacionalidade marroquina. Apesar de ter ficado ferido, já teve alta hospitalar.
O militar, juntamente com os companheiros Alek Skarlatos, outro militar de 22 anos que prestou serviço no Afeganistão, Anthony Sadler, estudante de fisioterapia de 23 anos, e ainda com a ajuda do britânico Chris Norman, treinador de rugby, conseguiram imobilizar Ayoub El Kahzzani, de 25 anos.
O marroquino, que abriu fogo no comboio, fazendo dois feridos, já tinha visitado a Síria e era conhecido pelos serviços de informação. Estava armado com uma espingarda automática Kalashnikov, um revólver Luger, munições e uma faca, quando disparou a bordo do comboio de alta velocidade com 554 passageiros, logo após ter cruzado a fronteira da Bélgica para França.
O presidente norte-americano, Barack Obama, e o presidente francês, François Hollande, já felicitaram Spencer Stone pela sua “atitude heróica”.