Grécia tem nova primeira-ministra

A presidente do Supremo Tribunal helénico, Vassiliki Thanou-Christophilou, vai liderar interinamente o Governo grego até às eleições antecipadas de Setembro.

A nomeação, feita pelo Presidente Prokopis Pavlopoulos, segue-se ao fracasso dos esforços para a formação de um novo Executivo, o que de resto era esperado.

O primeiro-ministro cessante, Alexis Tsipras, eleito no início do ano, demitiu-se na semana passada, desencadeando eleições legislativas antecipadas, na sequência de uma rebelião interna no Syriza. Na origem da ruptura de vários dos seus deputados, a aprovação de medidas de austeridade para a viabilização de um terceiro resgate internacional, em sentido contrário ao resultado do referendo de 5 de Julho.

Vassiliki Thanou-Christophilou torna-se assim a primeira mulher a liderar a Grécia, e deverá anunciar na sexta-feira a composição do Governo interino. Apesar de ser muito crítica do programa de austeridade recentemente aprovado, não deverá afastar-se do princípio de gestão mínima até à eleição de um novo Executivo.