Na mesma semana em que se tornou no português a atingir a melhor classificação de sempre no ranking mundial de golfe, Ricardo Melo Gouveia começou a olhar para outra forma de entrar na história e sagrar-se no primeiro campeão do Portugal Masters.
Vencedor de dois torneios do Challenge Tour – em Itália no ano passado e na Alemanha este ano –, Melo Gouveia ascendeu ao 119º lugar do ranking mundial no seguimento do seu 2º posto no ROLEX Trophy, na Suíça, batendo a 137ª posição alcançada por Ricardo Santos a 10 de março de 2013.
Neste momento, lidera a Corrida para Omã do Challenge Tour e já assegurou um lugar no European Tour do próximo ano, mas pretende enriquecer a sua época, já de si impressionante – com nove top-10 em 13 participações – e suceder ao francês Aléxander Lévy na lista de campeões do Portugal Masters.
«O Portugal Masters é, obviamente, um grande evento no meu calendário competitivo. Creio que vou tirar a semana anterior para me organizar e treinar, porque estou a jogar muito bem e quero estar devidamente preparado para o torneio», disse o nº1 português.
«Não há razão nenhuma para que eu não possa ganhar o torneio este ano. Sinto que, de momento, tenho o jogo e a confiança necessária dentro de mim», acrescentou o antigo jogador do Clube de Golfe de Vilamoura, que, por isso mesmo, conhece muito bem o Oceânico Victoria Golf Course.
«Ultimamente, tenho pensado bastante no torneio. Acho que tenho capacidade de vencer, mas também quero apreciar e gozar a semana», sublinhou o algarvio de 24 anos.
A 9ª edição do mais importante torneio português de golfe decorrerá, como sempre, no Oceânico Victoria Golf Course, em Vilamoura, de 15 a 18 de outubro (com o sempre concorrido Pro-Am a 14).
Em jogo estarão dois milhões de euros em prémios monetários e “Melinho” espera poder contar com o apoio do público local, para melhorar o 58º lugar empatado que alcançou no ano passado.
«A minha família está sempre aqui, a minha namorada também, tal como os meus amigos. É óptimo ter o apoio dos portugueses, mas no ano passado também notei que tinha apoio de muitos estrangeiros, o que foi excelente», destacou o campeão nacional amador de 2009.
«Ter o público a favor é uma vantagem enorme. No ano passado eu estava a jogar bem, só não estava a meter putts, mas o apoio ajudou-me muito e quando fiz aquele chip-in para passar o cut foi ótimo ouvir todos aqueles incentivos», recordou.
«Adoro ter os espectadores a apoiar-me e seria bom jogar bem diante do público local. De todas as vezes que joguei o torneio recebi muito carinho e senti-o mesmo dentro das cordas».
Ricardo Melo Gouveia terá a companhia no 9º Portugal Masters de outro algarvio, Ricardo Santos, o vencedor do Madeira Islands Open Portugal BPI em 2012.
Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL.