O português melhor classificado no ranking mundial (119º) liderou uma equipa muito especial, pois emparceirou com os amadores Carolina Pires, Pedro Portugal (director do Guardian Bom Sucesso Golf, o campo que o patrocina) e Ricardo Bruno.
«Foi ótimo! Foi a primeira vez que eu e a Carolina jogámos um torneio juntos e logo com uma vitória. Com o meu patrocinador (Pedro Portugal) já tinha jogado no Guardian Bom Sucesso Golf, mas (o resultado) não tinha corrido muito bem», disse “Melinho”.
Esta equipa somou 87 pontos (stableford net), batendo por 1 ponto as formações dos profissionais Miguel Gaspar e João Carlota.
«Foi um dia muito bem passado em que a vitória para mim foi secundário», disse o nº1 português, de 24 anos.
«O mais importante foi estarmos todos juntos, num torneio uma vez mais muito bem organizado pela PGA de Portugal», acrescentou o jogador que este ano já venceu três torneios, no PGA Portugal Tour, Algarve Pro Golf Tour e Challenge Tour.
O sistema de desempate atribuiu o 2º lugar a Miguel Gaspar, que jogou ao lado dos amadores Hugo Espírito Santo (campeão ibérico de pitch & putt), Luís Azenha Bonito e Alexandre Manuel Carvalho.
Foi muito importante desempatar entre as formações dos profissionais Miguel Gaspar e João Carlota pelos prémios aliciantes envolvidos para as duas primeiras equipas.
Os parceiros de Ricardo Melo Gouveia ganharam três prémios: um convite para jogarem o Royal Caribbean Golf Trophy 2015, incluindo o almoço a bordo do cruzeiro Anthem of the Seas; a qualificação para a Final do Circuito Pro-Am Series, que a PGA de Portugal irá realizar no Guardian Bom Sucesso Golf, em Óbidos, a 28 de novembro; e um convite para o Algarve Masters Pro-Am.
Os companheiros de Miguel Gaspar também receberam um convite para o Algarve Masters Pro-Am, o torneio promovido pela PGA de Portugal a 13 de setembro, de novo nos percursos Lagos-Praia do Onyria Palmares Beach & Golf Resort. Esta prova, patrocinada pelo Turismo Algarve tem a particularidade de a equipa vencedora ganhar um convite para jogar o Pro-Am do Portugal Masters, do European Tour, a 14 de outubro, no Oceânico Victoria Golf Course, em Vilamoura.
Mas se João Carlota, ao terminar em 3º, não ganhou nenhum prémio para a sua equipa, acaba por ser o principal beneficiado da jornada de hoje.
Afinal, este torneio visava chamar a atenção e angariar verbas para o Portugal Golf Team, a nova estrutura criada este ano pela PGA de Portugal e pela Federação Portuguesa de Golfe, que apoia os melhores portugueses no momento em que passam a profissionais.
E embora o Portugal Golf Team integre nomes como Ricardo Melo Gouveia, Pedro Figueiredo, Gonçalo Pinto, Tiago Cruz e Miguel Gaspar, o principal beneficiado tem sido João Carlota, que já competiu em vários torneios internacionais ao abrigo desse programa.
Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL.