Venda do Novo Banco à Anbang falha. E afinal é a Fosun que se segue

O Banco de Portugal (BdP) anunciou hoje que terminou o período de negociação com o potencial comprador que havia sido selecionado com a melhor proposta pelo Novo Banco, os chineses da Anbang. O regulador vai agora negociar com a segunda melhor proposta.

Venda do Novo Banco à Anbang falha. E afinal é a Fosun que se segue

Durante o dia, os norte-americanos da Apollo foram apontados como o 'senhor que se segue', por terem feito a oferta mais alta depois da Anbang. Mas houve uma reviravolta: deverão antes ser os chineses da Fosun a dialogar com o BdP, segundo o Jornal de Negócios. Apesar de terem proposto um valor mais baixo pelo antigo BES, outras cláusulas da oferta e o próprio perfil de investidor tornam a Fosun a segunda mais bem posicionada.

“Por não ter sido alcançado um acordo, o Banco de Portugal decidiu hoje terminar aquelas negociações e convidar para negociações (…) o potencial comprador que apresentou, na fase anterior, a proposta qualificada em segundo lugar”, indica o regulador, em comunicado.

No comunicado, o BdP realça que a proposta entregue pelo terceiro potencial comprador “permanece integralmente válida”, deixando a entender que poderia haver ainda negociações quer com com a Apollo quer com a Fosun.

joao.madeira@sol.pt