Campeonato Nacional de Clubes Solverde – Vilamoura – Oporto na final masculina / Miramar-Quinta do Peru na feminina

No Morgado do Reguengo Golf repetem-se as finais de 2013 em Belas e de 2014 em Espinho

O Oporto Golf Club desforrou-se ontem da derrota sofrida no ano passado nas meias-finais do Campeonato Nacional de Clubes Solverde, e desta feita derrotou o Club de Golf de Miramar, por 4,5-2,5, para se qualificar para a final da 52ª edição do torneio que a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) está a organizar no Morgado do Reguengo Golf, em Portimão.

Na final de amanhã da Taça Visconde de Pereira Machado (torneio masculino), o clube de Espinho procurará o sétimo título de campeão nacional e o primeiro desde 2010 frente aos atuais titulares, depois do Clube de Golfe de Vilamoura ter vergado o Lisbon Sports Club, pelo mesmo resultado de 4,5-2,5.

A final masculina repete a vivida em 2013 no Belas Clube de Campo, onde os algarvios somaram o seu 14º troféu, para depois se apoderarem do 15º no ano passado, em casa do Oporto Golf Club.

Há, pois, uma enorme rivalidade entre os dois clubes, que discutem o título pela sétima vez, com Vilamoura a impor-se em 2013, 2001, 1998, 1993 e 1992, com o Oporto a levar a melhor em 1999.

No torneio feminino, a Taça Nini Guedes de Queiroz, as campeãs nacionais de clubes, do Club de Golf de Miramar, partem como favoritas diante do Quinta do Peru Golf & Country Club, reeditando a final do ano passado, em Espinho.

Miramar esteve hoje de folga, enquanto a Quinta do Peru derrotou na meia-final o Oporto por 3,5-1,5.

 

Vítor Lopes, Luís Costa Macedo, João Alves e Afonso Girão só com vitórias

As meias-finais masculinas de hoje foram bem distintas porque o Oporto venceu os dois encontros de pares e, por isso, foi para os singulares da tarde muito mais à vontade.

Nos foursomes, Miramar precisava que Tomás Bessa e Pedro Lencart vencessem o seu confronto mas os campeões nacionais de pares de 2014 foram derrotados pelos irmãos gémeos Afonso e João Girão por 3-2. Thomas Perkins e Vasco Alves bateram José Maria Cunha e António Teixeira por 4-2.

Nos singulares houve um grande e decisivo duelo entre Afonso Girão e Pedro Lencart, no qual o campeão nacional de sub-18 foi o melhor pela margem mínima 1 up.

Vasco Alves também ganhou a Rui Morris por 3-2 e o empate de João Girão com António Teixeira foi para cumprir calendário.

Os sucessos de José Maria Cunha e Tomás Bessa foram insuficientes para Miramar.

Já na outra meia-final, Vilamoura e Lisbon foram para os singulares da tarde empatados. Os algarvios Vítor Lopes e Calvin Holmes não tiveram problemas para desfeitear por 4-3 Duarte Silva e Tomás Mendes, mas os lisboetas Luís Costa Macedo e Gonçalo Costa obtiveram um enorme triunfo por 1 up diante de Nathan Brader e Miguel Ribeiro.

O sucesso de Vilamoura começou a desenhar-se com uma teórica grande surpresa, o triunfo expressivo de 4-2 do jovem de 14 anos Gonçalo Teodoro – que recentemente tão bem jogou no Reid Trophy em Inglaterra – sobre Gonçalo Costa, um dos jogadores habituais da seleção nacional amadora da FPG.

O lisboeta Luís Costa Macedo – comentador de golfe na SportTV e diretor do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor – provocou um susto aos campeões nacionais, ao impor-se ao campeão nacional de sub-14, Calvin Holmes por 3-2.

Mas depois os algarvios somaram duas vitórias, com o nº1 do Ranking Nacional BPI, Vítor Lopes, a ganhar a Francisco Valente por 2-1, e Miguel Ribeiro a vencer a Matthew Smith por 6-5 para carimbar o passaporte para a final. Houve ainda um empate entre Nathan Brader e Tomás Mendes.

Nestas meias-finais, houve quatro jogadores a somarem dois pontos para os seus clubes: Vítor Lopes, Luís Costa Macedo, João Alves e Afonso Girão.

 

Oitavos Dunes soma segunda vitória

No torneio masculino, Miramar e Lisbon Sports Club decidem amanhã os 3º e 4º lugares, Estoril e Quinta do Peru discutem os 5º e 6º postos, e Estela e Belas medem forças para estabelecer as 7ª e 8ª posições.

Hoje, o Club de Golf do Estoril venceu o Estela Golf Club por 3,5-1,5, enquanto o Quinta do Peru Golf & Country Club ultrapassou o Belas Clube de Campo também por 3,5-1,5.

No Grupo-B, que reuniu os clubes que não ficaram no top-8 da primeira fase, o Oitavos Dunes somou a sua segunda vitória seguida, ao bater o VerdeGolf Country Club por 3-2, um dia depois de se ter superiorizado à equipa B de Vilamoura por 3,5-1,5.

Em contrapartida, os algarvios infligiram hoje um parcial de 3-2 ao Morgado do Reguengo, a jogar em casa. O VerdeGolf Country Club é o único clube só com derrotas. 

 

Artigo escrito por Hugo Ribeiro, ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Semanário SOL