Ainda que estas alterações corporais nas mulheres sejam naturais, é sempre importante estar atento e tentar perceber a sua origem.
O site WebMD fez uma lista de alguns sintomas que as mulheres não devem deixar passar despercebidos:
1. Inchaço
As mulheres têm tendência para ficar inchadas, afirma Marleen Meyers, médica oncologista no NYU Langone Medical Center. “Não tem qualquer problema em esperar uma ou duas semanas para ver se o inchaço desaparece”, acrescenta a especialista. Mas caso isso não aconteça ou, se na mesma altura, perder peso ou sangrar, é melhor consultar um médico. Estar constantemente inchada pode ser sinal de cancro nos ovários.
2. Dificuldade em engolir
São muitas as razões para as pessoas terem dificuldade em engolir os alimentos, como, por exemplo, estar com a garganta inflamada devido a uma gripe. Só deverá preocupar-se se este problema ocorrer regularmente ou se, ao mesmo tempo, vomitar ou perder peso. Nessa altura, deve ir ao médico, pois este pode querer confirmar que não é um sintoma de cancro no estômago ou na garganta.
3. Azia
A azia pode ser causada por várias coisas, entre as quais um consumo excessivo de comida, de bebidas alcoólicas, stress ou até mesmo uma combinação das três.
Marlene Mayers aconselha a experimentar uma alimentação saudável durante cerca de duas semanas. Mas se não passar ou até piorar, pode tratar-se de um sintoma de cancro no estômago, na garganta ou nos ovários. Fale com o seu médico e pergunte-lhe o que deve fazer.
4. Tosse
Tossir parece ser algo ‘normal’ na vida das pessoas. Pode acontecer porque se engasgou, porque está com uma alergia, ou até porque está engripada, mas acaba por desaparecer ao fim de três ou quatro semanas.
Aquelas que duram mais tempo podem ser sinal de doença oncológica, especialmente se fumar ou se tiver falta de ar. Se vier a tossir sangue, deve ir ao médico porque é um dos sintomas mais comuns de cancro no pulmão.
Para mais sintomas, consulte o artigo original.