Vários terramotos sacodem o México

Uma série de sismos atingiu hoje a região do golfo da Califórnia, no noroeste do México, tendo o maior atingido os 6,7 graus na escala de Richter, sem que haja até ao momento registo de vítimas ou danos materiais.

Além do terramoto principal, foram registados outros cinco sismos na região de Los Mochis, no estado de Sinaloa, cujas magnitudes variaram entre os 4,2 e os 5,3 graus. Dois deles ocorreram antes do sismo principal e três depois, segundo o Serviço Sismológico Nacional do México.

O coordenador nacional mexicano da Proteção Civil, Luis Felipe Puente, assegurou através da rede social Twitter que, até agora, não há informação sobre eventuais danos materiais e que a perceção dos sismos "foi ligeira".

Os terramotos ocorreram durante a madrugada (no México) e acontecem a menos de uma semana do trigésimo aniversário do sismo de magnitude de 8,1 graus de 19 de setembro de 1985, que provocou a destruição de centenas de edifícios da capital mexicana e causou 10.000 mortos, segundo os números oficiais, e entre 20.000 e 25.000, de acordo com organizações internacionais.

Lusa/SOL