O regresso de Ficheiros Secretos foi anunciado pelo diretor de programas dos canais Fox em Portugal, Gonçalo Moura, como um mega acontecimento. E é. Tanto que Gonçalo Moura disse na apresentação aos jornalistas da grelha para o outono/inverno que não foi preciso ver nenhum dos seis episódios de uma hora para querer assegurar a temporada. “Tenho a certeza de que vai ser um sucesso”.
Nos anos 90 a série sobre a dupla de agentes especiais da agência norte-americana que investigavam casos de teorias da conspiração e do paranormal fez furor em todo o mundo. Depois de ter sido cancelada, em 2002, após oito temporadas, foram ainda feitos dois filmes, também com os emblemáticos atores David Duchovny e Gillian Anderson. Mas, entretanto, toda a equipa seguiu a sua vida mais normal, com Duchovny em Los Angeles a protagonizar Californication e Gillian Anderson a mudar-se para Londres para prosseguir uma carreira no teatro.
No verão, a equipa voltou a juntar-se sob a direção do criador da série, Chris Carter, no território neutro de Vancouver. Sabe-se pouco sobre o que se passou. Só que a relação entre os dois agentes, uma das linhas de tensão da narrativa, vai continuar platónica e Scully continuará a cética e Mulder o ‘mente aberta’. O resto é esperar para ver. E ver para crer.
A partir de janeiro.