Solverde Campeonato Nacional PGA – Ricardo Melo Gouveia lidera com Campeão Tiago Cruz perto

Torneios feminino e de seniores só começam amanhã no Oporto Golf Club

Ricardo Melo Gouveia começou em grande força o Solverde Campeonato Nacional PGA e já lidera o torneio de 12.500 euros em prémios monetários, que a PGA de Portugal e a Federação Portuguesa de Golfe estão a organizar no Oporto Golf Club, em Espinho.

O português melhor classificado no ranking mundial completou os primeiros 18 buracos em 65 pancadas, 6 abaixo do Par-71 do campo que celebra 125 anos em 2015.

Um bom resultado, mas nem por isso sem concorrência, dada a réplica do campeão nacional em título, Tiago Cruz, a apenas 3 pancadas de distância.

Cinco jogadores bateram o Par do campo, num dia em que o famoso vento do Oporto não apareceu, o sol brilhou, os greens preparados especificamente para o evento estavam rápidos, e o campo ainda se apresentou um pouco húmido devido às chuvas de ontem.

«Joguei bem, apesar de ter falhado o approach no último buraco. Ultrapassei o green, depois fiz um bom chip, mas falhei um putt curto, de máximo de um metro, que me custou 1 bogey. Mas foi um bom dia de golfe», disse Ricardo Melo Gouveia.

Foi a única pancada que perdeu e os 7 birdies que somou, 5 dos quais no back nine, nem dão a entender que “Melinho” não jogava no Oporto «há uns seis anos».

Também Tiago Cruz «não jogava em Espinho há dez anos» e isso sentiu-se no início. «Comecei mal, com 1 bogey no 2 e 1 duplo-bogey no 4, mas depois acalmei, consegui recuperar o terreno perdido e acabei bem», disse o campeão nacional, que dobrou os primeiros nove buracos a Par, e depois converteu 3 birdies nos últimos quatro buracos.

O 3º lugar é partilhado pelo antigo vice-campeão nacional, João Pedro Carvalhosa e pelo nº1 português amador, Vítor Lopes, ambos com 69 (-2), sendo Nelson Cavalheiro o 5º com 70 (-1).

Vítor Lopes é um claro candidato à vitória. Apesar de amador já é um dos melhores golfistas nacionais e tal como Tiago Cruz também ele perdeu 3 pancadas nos primeiros quatro buracos, mas depois teve um back nine fabuloso, com 1 eagle (no buraco 11) e 3 birdies.

Em contrapartida, o treinador do Montado Hotel & Golf Resort, João Pedro Carvalhosa, que admitiu «praticamente nem ter jogado ou treinado nas semanas anteriores», foi um poço de consistência. Não perdeu nenhuma pancada, assinou 2 birdies e teve um putt de cerca de três metros para birdie no 18 que poderia tê-lo colocado empatado com Tiago Cruz no 2º lugar.

Nelson Cavalheiro, tal como Carvalhosa, é treinador, mas na Oceânico Golf, e fez 4 birdies e 3 bogeys.

Hoje (sexta-feira) jogou-se a partir das 8h30 a segunda volta do torneio masculino, que conta com 39 participantes, mas, antes disso, às 8h00, deu-se o início aos torneios feminino e de seniores.

O título feminino será discutido entre a tricampeã nacional amadora, Susana Ribeiro, que só se tornou profissional na passada segunda-feira, e Mónia Bernardo, a tripla campeã nacional de profissionais.

Na competição de seniores o holandês Bart Van Der Wind, residente no Algarve, defende o título conquistado há um ano no Onyria Palmares Beach & Golf Resort.

Contudo, um dos grandes motivos de interesse deste torneio é o regresso (esporádico) à competição do carismático treinador do Oporto Golf Club, Eduardo Maganinho.

Outras figuras históricas do golfe português a competir são o ex-selecionador nacional Sebastião Gil (o responsável técnico da Quinta da Ria); o famoso treinador do Club de Golf de Vilamoura, Joaquim Sequeira; o Arnold Palmer português, António Dantas (do Quinta do Peru Golf & Country Club); o “papa-Pro-Am” de Montebelo, João Couto; e Alberto Jorge, profissional na Quinta do Fojo.

 

Os principais resultados da primeira volta do Solverde Campeonato Nacional PGA, no Oporto Golf Club, foram os seguintes:

1º Ricardo Melo Gouveia (Guardian Bom Sucesso Golf ), 65 (-6)

2º Tiago Cruz (Banco BIG), 68 (-3)

3º João Pedro Carvalhosa (Montado Hotel & Golf Resort), 69 (-2)

3º Vítor Lopes (Clube de Golfe de Vilamoura), 69 (-2), amador

5º Nelson Cavalheiro (Oceânico Golf), 70 (-1)

6º Hugo Santos (Algarve Unique Properties), 71 (Par)

6º João Ramos (Oitavos Dunes), 71 (Par), amador

 

Artigo escrito por Hugo Ribeiro ao abrigo da parceria entre a Federação Portuguesa de Golfe com o Jornal SOL.