"Vamos unir as nossas forças (…) vamos continuar juntos", afirmou Alexis Tsipras, num discurso perante os apoiantes do Syriza, reunidos numa praça no centro de Atenas, antes de Kammenos subir à tribuna.
O líder dos Gregos Independentes afirmou que na segunda-feira ia "proceder, com o primeiro-ministro Alexis Tsipras, à formação de um Governo (de coligação) para fazer sair a Grécia da recessão e do desemprego".
Os Gregos Independentes integraram o anterior Governo grego de Tsipras, entre janeiro e agosto.
De acordo com os resultados oficiais parciais, contados 61% dos boletins de voto, o Syriza conseguiu 145 dos 300 lugares do parlamento grego, e terá uma maioria absoluta de 155 com o apoio dos Gregos Independentes.
As eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido.
A cisão partidária ocorreu quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.
Lusa/SOL