Segundo os dados do relatório anual da ANSR, relativo a 2014, em cada uma destas estradas verificaram-se cinco pontos negros, o que as torna potencialmente perigosas. Em 2014, cinco troços da A5 registaram 30 acidentes, em cinco ponto da Circunvalação ocorreram 31 desastres e noutros cinco pontos da Marginal verificaram-se 29.
A Marginal, embora tenha mostrado um número de acidentes nestes troços de estrada ligeiramente inferior comparativamente à A5 ou Circunvalação, regosta maior número de vítimas mortais: duas pessoas morreram nos pontos negros da estrada que liga Lisboa a Cascais, no ano passado.
Os números ganham outra dimensão quando comparados com a média nacional. A soma dos acidentes em pontos negros da A5, da Circunvalação e da Marginal ascende aos 90 acidentes, o que representa mais de um quarto do total de acidentes ocorridos em todos os pontos negros do país: em 2014, foram 341.
Logo a seguir às três estradas mais perigosas, surge o IC 19 (que liga Sintra a Lisboa), onde se registaram 23 acidentes, distribuídos por quatro pontos negros. A CRIL e o Eixo Norte-Sul (IC 17 e IP7, ambos em Lisboa) seguem-se na lista, com três pontos negros cada uma.
Segundo a ANSR, ‘ponto negro’ é a designação dada a um lanço de estrada com 200 metros e onde se registaram no mínimo cinco acidentes com vítimas.
Infografia de Helder Brites