O caso ocorreu em outubro de 2012, quando Gaby Scanlon, na altura com 20 anos, se deslocou até ao Oscar’s Wine Bar and Bistro, em Lancaster, para celebrar o 18º aniversário de um amigo.
Um dos empregados do bar deu-lhe um shot chamado Nitro-Jagermeister. “Eu perguntei ao homem se não havia problema em ingerir aquilo”, disse Scanlon em tribunal, na quarta-feira passada. “Ele disse que não havia problema. Tinha fumo a sair do meu nariz e da minha boca e percebi logo que algo não estava a correr bem”.
As células começaram a desfazer-se e o revestimento do estômago foi perfurado. Gaby teve de ser levada de emergência para o hospital para que lhe removessem o estômago e instalassem um aparelho junto ao esófago.
De acordo com o Guardian, o bar em questão foi inspecionado em Maio de 2012 e as autoridades enviaram um relatório com os cuidados a ter com a venda de bebidas com nitrogénio – venda essa que a BBC afirma ser ilegal. As autoridades afirmam que nunca obtiveram resposta por parte do estabelecimento.
O advogado do dono do bar afirma que o proprietário está “aterrorizado” com a situação e que “nunca fora informado dos perigos relacionados com a ingestão” desta bebida.
O estabelecimento foi condenado a pagar uma multa de 155 mil dólares (cerca de 138 mil euros).