Ao pesar apenas 1.050 quilos, este novo Mazda MX-5 torna-se o mais leve desde o seu lançamento em 1989, tendo ‘emagrecido’ um total de uma centena de quilos de então para cá. Com isto, ganhou dinâmica e permite consumos mais comedidos, ao mesmo tempo que também permite que o motor 1.5 de 135 cv ganhe fôlego para andanças mais ousadas. Claro que quem quiser uma condução mais desportiva, com maior pulmão, poderá optar pelo modelo que exibe um motor 2.0 com 160 cv, mas aí perde-se aquilo que pode ser por agora a verdadeira tentação para a maioria dos condutores: o preço muito acessível do 1.5 que sobe em flecha no 2.0.
A agilidade é outro dos comportamentos positivos deste modelo, que mostrou ser, no ensaio que com ele realizámos, muito agradável de conduzir com ou sem capota (têxtil) que pode ser acionada manualmente com toda a facilidade. O comportamento em curva mostra-se preciso, sem grandes oscilações, e a caixa manual de 6 velocidades ajuda ao prazer da condução, mostrando-se rápida e suave.
A imagem do novo Mazda MX-5 está mais atraente, com uma frente ‘agressiva’, lembrando o seu ADN desportivo. Parece um brinquedo, tal o equilíbrio das suas linhas. E o preço, também muito atractivo, torna-o ainda mais apetecível.
Depois de já ter vendido mais de 950 unidades desde que ‘nasceu’ em 1989 (300 mil das quais na Europa), o MX-5 chega de novo para agitar um mercado que tem vindo a cair ao longo dos tempos, mas que agora parece renascer.
MAZDA MX-5 Skyactiv-G
Motor gasolina; 4 cilindros em linha
Cilindrada (c.c.): 1496 cc
Potência combinada (cv/rpm): 131cv/7000 rpm
Transmissão traseira; caixa manual de 6 velocidades
Compr./Larg./Altura (mm): 3915/1735/1230
Peso (kg): 1050
Velocidade máxima (km/h): 204
Aceleração (0 a 100 km/h): 8,3 s
Consumo misto (litros/100 km) :6 l/100 km
Emissões CO2 (g/km): 139 g/km
Preço (euros): a partir de 24.450