Porto: Trindade Domus à venda na Internet por 34,4 milhões

O edifício Trindade Domus, no Porto, propriedade do Novo Banco, foi colocado à venda num portal de imobiliário na Internet pelo valor de 34,4 milhões de euros, tendo já sido retirado o anúncio entretanto.

O anúncio, datado de 08 de setembro, estava disponível no portal Casa Sapo até terça-feira, descrevendo um "edifício de 10 pisos para escritórios, comércio e serviços no centro da cidade do Porto com mais de 25.000 metros quadrados de área distribuídos por 102 escritórios, 11 lojas e 500 lugares de estacionamento".

Segundo o classificado, tratava-se de uma "venda agregada, pelo que, quer as frações arrendadas, quer as devolutas terão que ser adquiridas em conjunto", acrescentando-se haver "financiamento especial, 'spread' único e isenção de comissões bancárias", sujeito "a aprovação por parte da entidade bancária".

Em declarações à Lusa, Fernando Ferreira, diretor da área de investimento da JLL, empresa gestora do espaço, afirmou que "esse é um imóvel que é propriedade do Novo Banco (ou de um dos fundos do Novo Banco) e é um imóvel que o Novo Banco considera transacionar, mas não pelo canal usado pela mediadora".

Do lado da mediadora imobiliária Around The Sun, sediada em Vila Real de Santo António, que também publicitava a venda do imóvel na sua página, Artur Cardoso esclareceu à Lusa que a empresa tem um acordo com o Novo Banco para mediar a venda dos imóveis da instituição e que o trabalho de empresas imobiliárias – ou seja especializadas – seria útil para imóveis desta dimensão.

Fernando Ferreira realçou que a JLL desconhecia a existência do anúncio, mas sublinhou que "o fenómeno dos bancos venderem hoje ativos não é estranho".

Num comunicado de 26 de maio do ano passado a JLL anunciava ter sido "mandatada pelo proprietário do imóvel, o Banco Espírito Santo", com a "gestão integral do imóvel, além da comercialização dos espaços disponíveis nas áreas de escritórios e retalho".

"Inaugurado em 2008, a sua oferta conjuga lojas em galeria comercial e lojas com acesso pela rua, distribuídas por dois pisos. Na componente de escritórios — Trindade Domus Office – a oferta é composta por 10.548 m2 em cinco pisos", pode ler-se no documento.

A Lusa tentou obter uma confirmação junto do Novo Banco da intenção de venda e do valor anunciado, mas tal não foi possível até ao momento.

Lusa/SOL