O líder do Governo espanhol tem passado as últimas semanas empenhado na campanha e fará na sexta-feira o terceiro comício na região em apenas uma semana. Quando não fala diretamente ao eleitorado catalão, o líder popular desdobra-se em entrevistas onde repete os avisos para as consequências negativas que a proclamação de independência pode vir a ter no dia-a-dia dos catalães.
Numa das últimas, na terça-feira e em direto na Onda Cero, o chefe de Governo foi apanhado desprevenido com a réplica do jornalista que o entrevistava. Aconteceu quando Rajoy alertou para o "disparate" que representa querer "renunciar à condição de espanhol e europeu". Uma afirmação contrariada pelo jornalista Carlos Alsina, que lembrou o dirigente que os "catalães não perderiam a nacionalidade espanhola". Surpreendido, Rajoy ripostou: "Porque não a perderiam?".
O jornalista explicou que a "lei prevê que uma pessoa nascida em Espanha não perca a nacionalidade ainda que resida num país estrangeiro". Perante a evidência, o chefe do Governo espanhol hesitou mas não contrariou o seu interlocutor, optando antes por manter a afirmação anterior no que dizia respeito à identidade europeia. Apenas para voltar a ser desmentido, pois Carlos Alsina recordou que ao manterem a nacionalidade espanhola os catalães também manteriam também o estatuto de europeus, gozando na prática de dupla nacionalidade.
Foi o KO para o líder do Partido Popular, que acaba por dizer ao entrevistador que aquela discussão "não leva a lado nenhum".