Desde há três anos que a marca de design de interiores e móveis Uníssima está presente em Angola, Moçambique e Camarões, países que absorvem toda a produção da empresa.
"Como a situação portuguesa está a melhorar, decidimos apostar no mercado interno, tendo para isso investido em mais recursos humanos", salientou a gestora, de 38 anos, com formação em design.
A empresa passou de 20 para 25 trabalhadores e prevê ainda este ano ultrapassar o volume de negócios de 2014, que atingiu 1,2 milhões de euros.
A marca procura estabelecer-se em Portugal entre os clientes finais, agentes profissionais e cadeias hoteleiras, que, segundo Ana Piquete, mostraram "muito interesse" no seu mobiliário.
A Uníssima deverá ainda expandir-se no início do próximo ano ao Médio Oriente, numa estratégia de alargar a sua internacionalização, embora sem descurar o mercado da costa de África e de Portugal.
Sem linha de série, os móveis da marca são personalizados e concebidos à medida dos espaços e do gosto do cliente, "distinguindo-se pela nobreza dos seus materiais", que podem incorporar metais preciosos, como ouro e diamantes.
A Uníssima foi criada há três anos por Ana Piquete e o irmão Paulo Comopi, a partir de uma fábrica fundada pelo pai há cerca de 40 anos, que produzia cozinhas da gama média/alta.
Lusa/SOL