Festa do Cinema Francês: 18 cidades, 7 semanas, 60 filmes

Lisboa é a primeira das 18 cidades portuguesas a receber a 16.º edição da Festa do Cinema Francês. O evento começa hoje com a presença do seu ‘padrinho’ Jean-Jacques Annaud (realizador que rodou “O Nome da Rosa”, “O Amante” ou “Sete Anos no Tibete”), no Cinema São Jorge, da sua mais recente obra “A Hora…

A 16.º Festa do Cinema Francês estende-se até dia 29 de novembro para as cidades do Porto, Almada, Aveiro, Beja, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Leiria, Portimão, Santarém, São Pedro do Sul, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.

Durante sete semanas serão projetados 60 filmes, sendo que parte deles ainda não tem distribuição assegurada em Portugal. Muitas das sessões são por isso oportunidades únicas para ver estes filmes.

O programa é extenso e diversificado, pelo que 41 destes filmes são antestreias nacionais e sete são antestreias mundiais, como "Meu Rei", de Maïwenn e “Les Anarchistes”, de Elie Wajeman. A mostra conta também com 10 filmes de animação, com destaque para "Mune, le gardien de la lune", de Benoît e Alexandre Philippon, e 15 primeiras obras de jovens realizadores.

Do evento destacam-se algumas obras e personalidades como o realizador Jacques Doillon, que irá estar presente no país para a exibição de oito dos seus filmes, entre eles “Mes séances de lutte” (2013) e “Ponette”(1996). Serão também transmitidos filmes de Julie Delpy, Jéròme Enrico, Cédric Anger e Baya Kasmi, realizadora que estará em Lisboa com a atriz Agnès Jaoui a apresentar "Espera aí que já te atendo!".

Também estarão presentes os realizadores Laurent Larivière, Diastème e Thomas Lilti, o produtor Emmanuel Barraux e a argumentista Baya Kasmi.

Veja o programa aqui 

simoneta.vicente@sol.pt