Botões ‘gosto, não gosto’ do Facebook dividem opiniões

Já há anos que era pedido um botão de ‘não gosto’ no Facebook. Há algumas semanas foi avançado que estaria para breve e já está em testes, na Irlanda e mesmo aqui ao lado, em Espanha. Mas há quem esteja preocupado com as consequências.

São seis os novos botões do Facebook. Além do tradicional ‘gosto’, existem emojis mais voltados para sentimentos e reações: ‘love’ (‘adoro’, representado por um coração), ‘haha’ (uma gargalhada), ‘yay’ (‘viva’, um sorriso corado), 'Wow' (uau, uma cara de espanto), ‘sad’ (triste, com uma lágrima) e ‘angry’ (‘furioso’, vermelho de raiva). Quem ‘revelou’ a novidade foi Chris Cox, Chief Product Officer do Facebook, através de um vídeo colocado na sua página da rede social. 

A revista norte-americana Adweek, especializada no mundo da publicidade, foi perguntar a quem já está de olhos postos na nova ‘ferramenta’ a opinião sobre o assunto. A maioria dos marketeers contactados saúdam a iniciativa – que dizem pecar por tardia – e estão ansiosos para que esteja disponível noutros países, como os Estados Unidos.

Os especialistas entendem que vai trazer maior feedback a quem usa o Facebook como ferramenta de trabalho, e reações mais específicas do que um simples ‘gosto’ ou ‘não gosto’. O contra é que abre a porta a mais comentários negativos, mas também tem o mesmo efeito com os positivos.

Outros entendem que o facto de obrigar o utilizador a escolher entre vários botões pode trazer menos reações a um post. Mas ao mesmo tempo permite que a resposta signifique uma ligação ou aproximação maior do utilizador à mensagem, marca ou página de Facebook que está a ‘avaliar’.

Há mesmo quem veja nestes botões uma nova área de negócio para a empresa de Mark Zuckerberg. O Facebook pode vir a vender estes dados mais completos a empresas e marcas, para que os publicitários consigam segmentar melhor produtos ou serviços.

Mas nem todos estão em êxtase com a novidade. Há quem veja nos emojis uma grande redução nos comentários. As mensagens diretas e assinadas, mesmo que negativas ou insultuosas, permitem aos ‘alvos’ (empresas, marcas ou personalidades) uma resposta à pessoa também, ou pelo menos generalizada a uma série de comentários negativos. Com a criação dos botões, os utilizadores insatisfeitos ou furiosos podem já não sentir a necessidade de escrever um comentário nesse sentido. E um emoji zangado, vermelho como um tomate, não diz tudo sobre a reação de quem carregou nesse botão.

 

Today we’re launching a pilot test of Reactions — a more expressive Like button. As you can see, it’s not a “dislike” button, though we hope it addresses the spirit of this request more broadly. We studied which comments and reactions are most commonly and universally expressed across Facebook, then worked to design an experience around them that was elegant and fun. Starting today Ireland and Spain can start loving, wow-ing, or expressing sympathy to posts on Facebook by hovering or long-pressing the Like button wherever they see it. We’ll use the feedback from this to improve the feature and hope to roll it out to everyone soon.

Posted by Chris Cox on Thursday, 8 October 2015

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