Oito militares hospitalizados após provas físicas em Alcochete

Oito militares do Curso de Comandos estão hospitalizados há uma semana com lesões causadas por uma das provas físicas, realizada na região de Alcochete, afirmou hoje à agência Lusa fonte do Exército.

Oito militares hospitalizados após provas físicas em Alcochete

De acordo com o tenente-coronel Góis Pires, oito militares do 125º Curso de Comandos estão internados desde o dia 02 no Hospital das Forças Armadas, dois deles nos cuidados intensivos, depois de terem participado, a 29 de setembro, num dos exercício de formação do curso.

O jornal Correio da Manhã noticia hoje o caso, afirmando que a Polícia Judiciária Militar está a investigar "abusos nos Comandos".

Em comunicado enviado à agência Lusa, Góis Pires explicou que está "a decorrer, pelo Exército, um processo de averiguações para o apuramento das circunstâncias e dos factos". 

A mesma fonte adiantou que nove formandos precisaram de assistência médica depois de terem participado numa prova física de marcha e corrida, dos quais oito continuam hospitalizados.

Dois dos militares que estão nos Cuidados Intensivos, tendo um deles diagnóstico de rabdomiólise (lesão muscular) que afetou as funções renais e o outro pneumotórax, com "evolução expectável para estes quadros clínicos".

"Os restantes seis formandos recuperam de lesões traumáticas ligeiras" e deverá integrar em breve a instrução, referiu.

O Curso de Comandos, que dura 12 semanas, começou a 28 de setembro e conta com 70 formandos.

Lusa/SOL