"O grupo terrorista Boko Haram atacaram Baga Sola", causando "41 mortos e 48 feridos", refere o comunicado.
Um relatório provisório, divulgado no sábado à noite por uma fonte de segurança do Estado, apontava para 37 mortos e 52 feridos, incluindo vários em estado grave.
O Governo diz que "a situação está sob controlo" e "apela à população para que esteja mais vigilante".
Violentas explosões ocorreram no sábado cerca das 04:00 (16:00 em Lisboa) no mercado de peixes em Baga Sola e em Kousseri, um subúrbio da cidade que abriga muitos refugiados.
O comunicado do Governo não fornece detalhes sobre as circunstâncias destes ataques, mas, de acordo com fontes humanitárias e de segurança, vários homens-bomba fizeram-se realmente explodir no meio da multidão.
Baga Sola nunca tinha sido atacada por islâmicos nigerianos. Muitas dezenas de milhares de refugiados nigerianos e deslocados do Chade refugiaram-se na cidade nos últimos meses, fugindo dos abusos praticados pelo grupo Boko Haram nas ilhas do lago ou na vizinha Nigéria.
França condenou os "ataques bárbaros" e assegurou "que vai continuar a apoiar Chade na sua luta contra o terrorismo", segundo um comunicado, divulgado no sábado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.
Lusa/SOL