O Barómetro das Viagens de Negócios 2016, realizado pela Travelstore e pela American Express junto de 307 empresas sediadas em Portugal, verificou ainda que quanto ao principal destino destes investimentos, a maioria (54%) elege a Europa.
Mas no que toca a este indicador, a grande novidade é o surgimento do continente asiático como zona-alvo eleita por 21% das empresas ouvidas, aproximando-se assim das intenções de investimento virado para as Américas. Um terço das empresas continuam a apostar em África como destino das suas viagens de negócios e como região para explorar ou aumentar oportunidades de crescimento.
O estudo, divulgado no Salão das Viagens de Negócio, que decorre hoje à tarde no Parque das Nações, concluiu ainda que apesar de a maioria dos inquiridos ainda não utilizar as plataformas de economia partilhada, Uber, Airbnb ou Homeway começam a entrar no planeamento das deslocações dos executivos portugueses.
Por exemplo, 11% das empresas inquiridas já recorrem à Uber e 49% admite vir a usá-la. E 10% já são utilizadoras da Airbnb. Outros 40% admitem vir a sê-lo. Há também 4% que fazem reservas no Hostelworld e na CityDrive. A Blablacar é utilizada por 3% das empresas questionadas.