Os moradores foram avisados no sábado, tendo a polícia feito, durante a manhã de hoje, a ronda aos edifícios situados no perímetro de segurança, para proceder à retirada das pessoas que necessitavam de ajuda e garantir que a zona ficava desocupada.
De acordo com a polícia, a bomba, de fabrico norte-americano, foi encontrada perto do Museu Judaico e foi desativada depois de terem sido desligados os dois detonadores.
O perímetro de segurança obrigou à interrupção da circulação de várias linhas do metropolitano e de autocarros, mantendo-se durante nove horas.
A desativação de uma outra bomba da II Guerra Mundial, na cidade de Koblenz, a oeste da Alemanha, levou à retirada de cinco mil pessoas das suas habitações.
A bomba, igualmente de fabrico norte-americano, foi detetada, a quatro metros de profundidade, nas obras num centro escolar.
Operações de desativação de bombas da II Guerra Mundial (1939-1945) não são raras na Alemanha. A maior evacuação feita, até à data, foi em Koblenz, em 2011, quando cerca de 45 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas.
Lusa/SOL