SOL & SOMBRA

SOL… Jerónimo de Sousa Terá sido por sua iniciativa que a esquerda quebrou um bloqueio com mais de 40 anos e se sentou à mesa para negociar uma solução de Governo. O PCP e a esquerda radical saem do seu gueto de mero protesto, dispõem-se a corresponsabilizar-se pela governação do país e esquecem a classificação…

SOL…

Jerónimo de Sousa

Terá sido por sua iniciativa que a esquerda quebrou um bloqueio com mais de 40 anos e se sentou à mesa para negociar uma solução de Governo. O PCP e a esquerda radical saem do seu gueto de mero protesto, dispõem-se a corresponsabilizar-se pela governação do país e esquecem a classificação do PS como ‘partido de direita’. É uma jogada de alto risco para todos: para as mentes empedernidas e pouco flexíveis que há muito orientam o PCP, para os aguerridos extremistas do BE que metem o syrizismo na gaveta, e para este errático PS que pode, a médio prazo, tornar-se o Pasok português. Daqui a um ano, esta maioria circunstancial de conquista do poder tem elevada probabilidade de estar a desfazer-se. Mas já nada voltará a ser como dantes. À esquerda ou à direita.

Francisco Assis

É a voz, quase isolada, do bom senso político e do apego aos princípios identitários do PS face ao que apelida de «uma despudorada expressão de ambição desmedida pelo exercício do poder» protagonizada por António Costa. Como diz António Barreto, o acordo PS/PCP/BE não é uma maioria ideológica nem é uma maioria programática, é uma maioria de oportunidade de tomada do poder. E, como prevê Durão Barroso, um tal Governo de Costa não tem condições para ser consistente nem coerente. O eurodeputado socialista lamenta que Costa «se disponha a ser primeiro-ministro em tão precárias condições». Está quase isolado, mas o tempo dar-lhe-á razão.

Cristiano Ronaldo

Agora deixou de haver dúvidas: o golo que marcou ao Levante é, oficialmente (e não apenas na contagem madridista do jornal Marca), o 324.º que fez pelo Real Madrid. O que o coloca como o melhor marcador de sempre (à frente de Raúl e Di Stéfano) da história do maior e mais prestigiado clube do mundo. É um recorde que perdurará pelos tempos.

 

& SOMBRA

José Sócrates

Foi-lhe retirada a prisão domiciliária e fica a aguardar a acusação e o inevitável julgamento. Ao ser levantado o segredo de Justiça interno do seu volumoso processo vão sendo conhecidos mais factos e episódios da sua vida e gastos de luxo, dos milhões à sua disposição e outros  elementos comprometedores. Com a desfaçatez de que sempre deu provas, vai este fim-de-semana falar numa conferência sobre justiça e política. Com óbvio conhecimento de causa.

jal@sol.pt