Depois de ter recebido o prémio do júri do Architizer A+ Awards, em Nova Iorque, e o prémio Iconic Awards 2015, em Munique, a obra da Escola Superior de Desporto de Melgaço, volta a ser escolhida como um dos vencedores do prémio German Design Award 2016, na categoria de arquitectura.
A cerimónia oficial de entrega dos prémios vai decorrer durante a feira Ambiente 2016, agendada para fevereiro, em Frankfurt.
O projeto para o novo edifício resultou de um concurso público lançado em 2008 pelo Município de Melgaço, em conjunto com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e foi concebido como o principal núcleo pedagógico do Complexo Desportivo e de Lazer, concentrando as suas principais atividades de ensino, administração e áreas sociais.
"Com base numa composição geométrica simples e claramente articulada, a estratégia de projeto surge como uma resposta directa aos desafios criados por uma topografia difícil, um orçamento limitado e o desejo de alcançar uma integração equilibrada com a paisagem envolvente", segundo a descrição da obra, numa informação da Câmara Municipal de Melgaço.
A interação entre o edifício, que pretende ser sustentável, e a paisagem circundante, reflete "uma relação direta e transparente entre as principais áreas sociais, com grandes áreas de envidraçadas sobre a paisagem rural envolvente, em oposição a um carácter mais introspectivo que caracteriza as principais áreas de ensino, os espaços de trabalho e a biblioteca", acrescenta.
Lusa/SOL