Sonda Cassini vê de perto satélite de Saturno

A sonda espacial Cassini, que há 11 anos partiu para Saturno para observar o planeta e os seus satélites, vai fazer uma aproximação a Encélado, a sexta maior lua do planeta. A chegada não seria notícia – a sonda já sobrevoou esta lua 20 vezes, obtendo imagens – senão pelo nível de proximidade, já que…

A sonda espacial Cassini, que há 11 anos partiu para Saturno para observar o planeta e os seus satélites, vai fazer uma aproximação a Encélado, a sexta maior lua do planeta. A chegada não seria notícia – a sonda já sobrevoou esta lua 20 vezes, obtendo imagens – senão pelo nível de proximidade, já que vai estar a quase 50 km da superfície do satélite.

A Cassini vai, por isso, ser capaz de captar imagens ainda mais detalhadas de Encélado e até recolher amostras geológicas. Esta lua captou o interesse dos cientistas há muito e logo no arranque da missão, dividida entre a NASA e a ESA (a Agência Espacial Europeia), em 2004, Encélado era um dos pontos fortes da expedição. Isto porque tem um vasto oceano interior que se suspeita que possa albergar vida. À superfície, esse oceano está gelado, mas por baixo dessa camada de gelo pode existir água, que está em interação com a superfície rochosa, o que dá origem a reações químicas que podem, por sua vez, ser propícias à formação de vida.

A NASA vai disponibilizar, em breve, imagens dessa aproximação no seu site (www.nasa.gov).