Prémios luso-chineses celebram relações entre os dois países

Cerca de 300 convidados, entre os quais vários empresários nacionais e chineses, estiveram ontem na Gala Portugal-China, onde foram premiadas as companhias que mais têm contribuído para desenvolver as relações económicas bilaterais.

A segunda edição do evento organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), em parceria mediática com o SOL, reflete o dinamismo existente entre os dois países. A partir de 2012 os investimentos chineses em Portugal aceleraram, por exemplo, com a aquisição de posições na EDP e na REN. E as exportações para aquele mercado asiático têm subido em média 46% ao ano, alcançando quase mil milhões em 2014.

Entre os premiados estão, por isso, empresas como a fabricante de componentes Sodecia, e o Haitong Bank, que adquiriu o BESI, banco de investimento do grupo Espírito Santo; a Estoril Sol, que detém o ‘título’ de investimento chinês mais antigo em Portugal ou o presidente executivo da Fosun, Guo Guangchang, que já apontou Portugal como o melhor país da Europa para investir.

Na cerimónia da entrega de prémios, no hotel Marriott, em Lisboa, discursaram o presidente da CCILC, João Marques das Cruz, o embaixador português em Pequim, Jorge Torres-Pereira e, a fechar, o novo embaixador chinês em Lisboa, Cai Run.

Vencedores:

Prémio Investimento

Sodecia

Haitong Bank

Prémio Comércio Externo

Sumol+Compal

Huawei

R&D Nester

Prémio Imobiliário

KSHG

Prémio Turismo

Estoril Sol

Prémio Personalidade do ano

Guo Guangchang, presidente executivo da Fosun

ana.serafim@sol.pt