Um novo estudo, liderado por investigadores do departamento de Psicologia da Universidade de Chicago, mostra que as crianças que são criadas numa família religiosa são menos generosas.
A investigação foi feita com base na análise do comportamento de 1170 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. A maioria (67%) foi criada na fé cristã ou muçulmana, enquanto 27% das crianças eram criadas em meios não religiosos. Os restantes viviam de acordo com os princípios de outras religiões, como o Judaísmo ou Budismo. No entanto, esta pequena percentagem não foi incluída no estudo.
O grupo de psicólogos examinou as perceções e os comportamentos de crianças de seis países diferentes. O estudo analisou também a tendência para partilhar algo – um parâmetro que permite medir os seus níveis de altruísmo -, para julgar e castigar os outros.
A investigação mostra que as crianças educadas numa família religiosa são menos altruístas do que aquelas que cresceram num ambiente secular. Para além disso, tendem também a ser mais moralistas e a punir os maus comportamentos.
“As nossas conclusões demonstram que as crianças pertencentes a um lar no qual o agregado se identifica com duas das maiores religiões (cristãos e muçulmanos) são menos altruístas do que aquelas que são criadas num lar não religioso”, conclui o estudo.
Clique aqui para saber mais sobre o estudo