Doriva despedido do São Paulo

O São Paulo, do campeonato brasileiro de futebol, anunciou hoje o despedimento do treinador, Doriva, antigo jogador do FC Porto, que assumiu o cargo há um mês e comandou a equipa em apenas sete jogos.

"O São Paulo FC informa que Doriva deixa o comando técnico da equipa profissional. A decisão foi comunicada ao treinador em reunião na tarde desta segunda-feira (…). O coordenador técnico Milton Cruz assumirá a equipa nas quatro jornadas finais do campeonato brasileiro", lê-se no comunicado. Após 34 rondas, o São Paulo é quinto, com 53 pontos, menos um do que o Santos, e 26 do líder, o Corinthians.

Dorival Júnior, que deixou o São Paulo enquanto jogador em 1994, passou depois pelo Atlético Mineiro, antes de chegar ao FC Porto em janeiro de 1998 e permanecer uma ano, rumando à Sampdoria, de Itália, em janeiro de 1999. Depois representou o Celta (Espanha), Middlesbrough e Blackpool (Inglaterra) e América-SP e Mirassol (Brasil), tendo disputado o Mundial de 1998, no qual a seleção brasileira foi derrotada pela França na final.

Como treinador, Doriva começou no Ituano e venceu o campeonato paulista em 2014, transferindo-se para o Atlético Paranaense, da primeira divisão.

Este ano, ganhou o campeonato carioca com o Vasco da Gama, mas o fraco arranque da liga conduziu-o à saída. Seguiu-se o Ponte Preta e finalmente o São Paulo, ao qual chegou em outubro para render o colombiano Juan Carlos Osorio, que deixou o cargo para assumir as funções de selecionador do México.

Lusa/SOL