Flip 10: melhor e actualizado

20 anos é a idade do Flip, já na versão 10. Para quem não conhece este produto da Priberam, é o dicionário português que melhor ‘compreende’ o vocabulário geral e é a referência em termos de correção ortográfica e sintática em aplicações de processamento de texto e edição digital na nossa língua.

Criado em 1995, está agora disponível em quatro línguas e dez variantes do português. Não só inclui um léxico geral e dicionários temáticos totalmente revistos, como incorpora a nova edição do Dicionário Priberam.

Destaca-se o auxiliar de tradução (para português, espanhol, francês ou inglês), reconhecimento de português do Brasil, Angola, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor-Leste, e a inclusão de nove dicionários temáticos.

Além de proporcionarem uma melhor correção de textos de áreas técnicas, permitem ativar um ou mais deste tipo de dicionários, e incluir as palavras próprias dessa área, verificando-as e apresentando sugestões sempre que houver incorreções.

O FLiP possui conversão automática para o novo Acordo (mas permite utilizar a ortografia pré-Acordo Ortográfico de 1990) corrige erros gramaticais, e inclui um dicionário de sinónimos e antónimos que evita a repetição de palavras.

É compatível com todas as versões Windows desde o Vista/2003 Server até ao Windows 10, Office (entre a versão 2007 e 2016) e as ferramentas Adobe, CS2 e posteriores.

Nota para quem usa MacOS. A designação é FLiP:mac 4 e FLiP:mac 4 Brasil e além de possuírem as mesmas funcionalidades, será disponibilizado um patch gratuito para compatibilidade com a versão El Capitan do sistema operativo da Apple.

O FLiP 10 é a primeira versão do programa que só estará disponível para compra através de download. Suportes físicos, apenas em Angola e Moçambique.

Pode ser comprado em www.priberam.pt/store/loja.aspx e custa €59,99. Quem pretender atualizar as anteriores versões 7, 8 e 9, gastará €39,99.

oscar.rocha@sol.pt