‘Ameaça concreta’ de bomba obriga a evacuar o Estádio de Hannover

O estádio de Hannover, na Alemanha, onde ia decorrer esta terça-feira (19h45) o duelo entra a seleção germânica com a Holanda, foi evacuado uma hora e meia antes do apito inicial devido a uma “ameaça concreta” de bomba. O embate acabou por não se realizar por razões de segurança.

A UEFA não perdeu tempo em confirmar o cancelamento do jogo, uma vez que o presidente da Câmara de Hannover, Stefan Schostok, revelou ao Bild que havia uma "ameaça concreta" de bomba. 

O chefe da polícia local, Wolker Kluwe, garantiu mesmo à televisão pública ARD a existência de "planos concretos" para um possível ataque terrorista com recurso a "explosivos".

 

Os primeiros relatos davam conta de um veículo de emergência, estacionado na parte exterior do estádio, que poderia ter explosivos no interior, mas Thomas de Maizièreo, Ministro do Interior alemão, desmentiu horas depois a informação.

Na mesma conferência de imprensa, o homólogo do estado federado da Baixa Saxónia, Boris Pistorius, confirmou que não foi encontrada qualquer bomba.

 

 

"Peço às pessoas para confiarem nas forças de segurança, tivemos boas razões", explicou Thomas de Maizièreo, que se recusou a revelar mais informações sobre a ameaça.

O estado de alerta em Hannover é total. As estações de metro mais próximas foram fechadas pelas autoridades, os comboios com destino ao HDI Arena foram travados e as pessoas que se deslocavam a pé foram aconselhadas a afastarem-se da zona, indica o Bild.

As portas do estádio só estavam abertas há vinte minutos e os adeptos preparavam-se para homenagear as vítimas do atentado em Paris quando as autoridades pediram para abandonarem as bancadas e regressarem a casa, evitando "grandes concentrações".

 

A seleção alemã, que se encontrava a cinco quilómetros do HDI Arena, acabou por ser desviada para um local seguro, enquanto decorria a evacuação, confirmou um porta-voz da Federação.

Recorde-se que já ontem o confronto entre a Bélgica e Espanha havia sido cancelado por razões de segurança.

hugo.alegre@sol.pt