Este pequeno dispositivo dá uma nova vida à antiga televisão e responde, combate a emergente loucura das tv inteligentes. E a um preço que se pode dizer irrisório.
E é aqui que reside a mais-valia deste dispositivo. O preço versus oferta. Há um ‘mundo’ de aplicações disponíveis: podemos usufruir de listas musicais do Spotify; abrir, mostrar e recordar momentos no Google Fotos; ver vídeos no Youtube ou ‘derreter’ séries e filmes no Netflix, tão em voga.
O dispositivo foi totalmente revisto e difere do seu antecessor pelo novo formato redondo e pelas cores: limão, vermelho e negro. Apesar da mudança total na forma, há pormenores ou ligações que se mantêm, vulgo a ligação à TV por entrada HDMI ou a necessidade de estar ligado à corrente.
A experiência inicia-se com a instalação. Basta uma entrada HDMI na tv e o dispositivo fica colocado discretamente na parte traseira do televisor. Não faz barulho e não requer mais atenção. Basta ligar, descarregar a aplicação Chromecast (para iOS ou Android), configurar a rede Wi-Fi e começar a transmitir conteúdos. Cinco minutos após abrir a caixa fica tudo a funcionar.
E é aqui que vem o desempenho e funcionalidade. É notória a melhoria na rapidez de funcionamento, assim como o aumento de aplicações compatíveis com o Chromecast. São quase todas gratuitas, e bem conjugado e explorado, pode até transformar-se numa ferramenta de – algum – trabalho.
O PC também pode interagir, e deve. Mas para isso é preciso instalar no Chrome a extensão Cast que se encontra na Chrome Web Store. Ela acrescenta um ícone no topo direito do ecrã que permite clicar e, sem fios, transmitir o conteúdo para a TV. E o melhor é que se pode continuar a trabalhar, consultar, interagir, simplesmente utilizar o dispositivo (smartphone, tablet ou PC) em qualquer outra função enquanto se desfruta o Chromecast na tv.
Nota: sem uma boa ligação à net não há milagres. A comunicação entre os dispositivos móveis e o Chromecast é rápida e quase simultânea, mas depende sempre da velocidade da Internet. Há um tempo de resposta necessário para carregar os conteúdos, fator mais notório no PC e na versão do Chrome que se tiver instalada.
Custa 39 euros (já com portes) e está disponível na loja portuguesa da Google.