O site Business Insider UK baseou-se neste livro e fez uma lista com as palavras que nunca deve dizer numa entrevista de emprego:
‘Nervoso’
Mesmo que esteja, os outros não têm de o saber.
‘Dinheiro’, ‘salário’, ‘pagamento’, ‘compensação’, etc
Nunca se deve discutir a remuneração na primeira entrevista, já que pode estar a passar a ideia de que a única coisa que lhe interessa é o dinheiro. As negociações salariais serão feitas mais tarde.
‘Benefícios’
Tal como no ponto anterior, estar sempre a frisar o quanto gosta dos benefícios dados pela empresa “irá criar a imagem de que se preocupa mais com eles do que com o seu contributo para o sucesso da empresa”, diz o mesmo empresário.
‘Férias’ e ‘Subsídios’
De novo, irá transmitir a mesma ideia frisada nos tópicos anteriores – o seu foco não deve ser as férias, o salário, os benefícios, etc, mas sim o sucesso da empresa.
‘Pontos fracos’ ou ‘erros’
“Nunca fale sobre os seus pontos fracos, a não ser que seja para mostrar como melhorou bastante nos últimos tempos”, afirma Kerr. Não recorde também erros cometidos em postos de trabalho anteriores.
‘Necessidades’
Não foque a conversa nas suas necessidades. “Esta é a altura em que se fala sobre as necessidades da empresa e o que pode fazer para ajudar”, refere Kerr.
‘Terrível’, ‘horrível’, ‘péssimo’, ‘odeio’, etc
Não deve usar uma linguagem negativa durante a entrevista – principalmente se estiver a falar com o seu futuro chefe.
‘Ok’
Tente ser um pouco mais expressivo. Se lhe fizerem uma pergunta como ‘Gostava de ver as nossas instalações?’, não se limite a um mero ‘ok’. Ao longo da entrevista “vai estar sempre a mostrar emoções e a palavra ‘ok’ é muito vaga – até pode ser encarada como desonesta ou desdenhosa”, explica Darlene Price, da Well Said, uma empresa de comunicação.
Palavrões
Como é óbvio, não deve dizer palavrões numa entrevista de trabalho. Esse vocabulário só irá passar uma má imagem.
‘Desculpe’
Tal como o ‘ok’, muitas pessoas usam esta palavra como uma ‘muleta’. Outras utilizam-na para mostrar educação. Qualquer que seja a razão, o uso excessivo deste vocábulo pode passar a imagem que é uma pessoa muito indecisa e/ou pouco segura de si.
‘Tipo’, ‘Pois’, ‘Ahmm’
São também consideradas ‘muletas’ para encher a conversa e pensar no que vai dizer a seguir. É importante que passe uma imagem segura à pessoa que o está a entrevistar.
‘Divórcio’, ‘Gravidez’, ‘Doença’
O melhor é não falar sobre questões pessoais numa primeira entrevista. “Pode ser visto como uma bandeira vermelha por várias razões”, explica Kerr.
‘Na verdade…’
As expressões adversativas devem ser evitadas. O melhor é optar sempre por afirmações positivas e diretas.