"Com base na informação definitiva disponibilizada pelas instituições sobre o cumprimento (das medidas acordadas com os credores), o grupo de trabalho do euro afirmou que as autoridades gregas completaram o primeiro pacote de ações prévias e medidas do setor financeiro essenciais para um processo de recapitalização com êxito", disse Dijsselbloem, considerando que o trabalho intenso a todos os níveis "deu resultados".
Este acordo no grupo de trabalho "abre caminho para a aprovação na próxima segunda-feira (…) de uma parcela de 2 mil milhões de euros", disse o presidente do Eurogrupo, citado pela Efe.
O acordo permite também que sejam tomadas decisões "caso a caso" sobre a transferência para o Fundo de Estabilidade Financeira do Estado Helénico dos fundos necessários para recapitalizar a banca, num total de 10 mil milhões de euros.
Após semanas de negociações com os credores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional -, Atenas conseguiu no passado dia 17 chegar a um acordo para que fossem desbloqueadas as verbas.
Este pagamento é feito no âmbito do empréstimo concedido em julho à Grécia, o terceiro em cinco anos, num montante de 86 mil milhões de euros, pago ao longo de três anos, para evitar uma saída do país da zona euro.
Lusa/SOL