Grécia: Pagamento de 2 mil milhões de euros vai ser aprovado na segunda-feira

O fundo permanente de resgate da zona euro vai aprovar na segunda-feira o desembolso de 2 mil milhões de euros para a Grécia, afirmou hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

Grécia: Pagamento de 2 mil milhões de euros vai ser aprovado na segunda-feira

"Com base na informação definitiva disponibilizada pelas instituições sobre o cumprimento (das medidas acordadas com os credores), o grupo de trabalho do euro afirmou que as autoridades gregas completaram o primeiro pacote de ações prévias e medidas do setor financeiro essenciais para um processo de recapitalização com êxito", disse Dijsselbloem, considerando que o trabalho intenso a todos os níveis "deu resultados".

Este acordo no grupo de trabalho "abre caminho para a aprovação na próxima segunda-feira (…) de uma parcela de 2 mil milhões de euros", disse o presidente do Eurogrupo, citado pela Efe.

O acordo permite também que sejam tomadas decisões "caso a caso" sobre a transferência para o Fundo de Estabilidade Financeira do Estado Helénico dos fundos necessários para recapitalizar a banca, num total de 10 mil milhões de euros.

Após semanas de negociações com os credores – Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional -, Atenas conseguiu no passado dia 17 chegar a um acordo para que fossem desbloqueadas as verbas.

Este pagamento é feito no âmbito do empréstimo concedido em julho à Grécia, o terceiro em cinco anos, num montante de 86 mil milhões de euros, pago ao longo de três anos, para evitar uma saída do país da zona euro.

Lusa/SOL