O cenário é bastante favorável à entrada para a quinta jornada da fase de grupos: aos dragões basta o empate na receção de hoje ao Dínamo Kiev (19h45, RTP 1), enquanto os encarnados precisam de vencer em Astana no dia seguinte (15h, SportTV 1), mas apenas se o Galatasaray levar os três pontos do terreno do Atlético de Madrid – se os turcos empatarem ou perderem, o Benfica até pode sair derrotado do Cazaquistão que já ninguém lhe tira a passagem à próxima fase.
Só por uma vez Portugal levou dois representantes aos oitavos de final da prova-rainha da UEFA, através do FC Porto e do Sporting, na época de 2008/09. Dragões e águias estão agora à beira de entrarem pela primeira vez ‘de mão dada’ na fase a eliminar da Champions.
O ideal é resolverem já a questão, mas esta não será a última oportunidade para o conseguirem. Se perder com os russos na Invicta, o FC Porto ainda terá a visita ao Chelsea para chegar aos ‘oitavos’ e se o Benfica complicar na matemática em Astana ainda pode corrigir a situação frente ao Atlético de Madrid, no Estádio da Luz.
Sporting obrigado a vencer na Liga Europa
Bem mais complexas são as contas do Sporting na Liga Europa, depois de duas derrotas em quatro jogos. Os leões visitam na quinta-feira o Lokomotiv Moscovo (18h, SIC) e, para sonharem com os 16 avos de final, é imperativo trazerem os três pontos da Rússia.
Em Alvalade é assumida a prioridade de lutar pelo Campeonato, mas o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, falhado o acesso à Champions por via do playoff, também consta dos objetivos. Vencer em Moscovo é condição imprescindível para o Sporting poder depois discutir o segundo lugar do Grupo H com o Besiktas, na última jornada, em Alvalade. A equipa verde e branca segue na terceira posição com quatro pontos, menos dois do que os turcos – que recebem os albaneses do Skenderbeu nesta quinta ronda – e a quatro do Lokomotiv.
Em apuros está também o Belenenses, embora sem as mesmas responsabilidades. Os azuis do Restelo ocupam a última posição no Grupo I, mas um triunfo na receção aos polacos do Lech Poznan (quinta, 18h, SportTV 1) é garantia de que ficará tudo em aberto para a última jornada, em Florença, frente à Fiorentina.
Já o Sp. Braga está como o FC Porto na Champions: um ponto na receção aos checos do Slovan Liberec (quinta, 20h05, SportTV 1) sentencia a passagem à fase seguinte da Liga Europa para os homens de Paulo Fonseca. E, em caso de derrota, haverá uma segunda oportunidade na última jornada da fase de grupos, que reserva uma visita aos holandeses do Groningen.