A invasão de Star Wars

Faltam apenas algumas semanas para o sétimo filme da saga Star Wars chegar aos cinemas, a 17 de Dezembro, e a maior parte das lojas de brinquedos e cadeias de supermercados estão a inundar as prateleiras com produtos alusivos à Guerra das Estrelas. Os brinquedos são o centro das atenções, mas há vários outros objectos…

O site da revista norte-americana Advertising Age fez uma lista de merchandising onde aparecem coisas ‘simples’ como ténis, mas também camas e relógios ‘espaciais’.

No ramo infantil, o AdAge começa logo por apresentar uma cama, das lojas de decoração Pottery Barn, que imita o cockpit da famosa nave Millennium Falcon, de Han Solo. Seria o ideal para os miúdos não irem para a rua em dias frios e chuvosos, não fosse o preço: quatro mil dólares (quase 3.800 euros).

Depois, no segmento de roupa e acessórios, por exemplo, o site mostra uns ténis especiais da Adidas, mas também uns sapatos de salto alto da marca britânica Irregular Choice, que em vez de salto têm cabeças de personagens como Darth Vader ou stormtroopers. Destaca ainda a linha de batons Star Wars da Cover Girl, em que as cores têm nomes alusivos aos filmes.

Passando para a ‘comida’, a AdAge sugere dois gadgets que prometem animar os miúdos (e graúdos) na altura do pequeno-almoço – uma torradeira que ‘imprime’ o capacete do Darth Vader nas fatias de pão, e uma máquina de crepes/panquecas com o desenho da estação espacial Estrela da Morte. Há ainda os produtos Coffee-Mate, com sabores para juntar ao café, que têm embalagens alusivas às personagens principais, como Chewbacca, R2-D2, C-3PO, Boba Fett ou o incontornável Vader.

Finalmente, o mais exclusivo de todos os produtos apresentados – só mesmo para fanáticos ou endinheirados – é um relógio Devon. Custa 28 mil dólares (mais de 26 mil euros) e só foram feitos 500, o que ajuda a explicar o preço. No seu fabrico inclui peças metálicas cedidas pela indústria aeroespacial norte-americana.

emanuel.costa@sol.pt