Rússia vai reforçar controlo sobre importações de alimentos turcos

A Rússia anunciou hoje que vai reforçar o controlo sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando ainda mais a tensão com Ancara depois do derrube de um avião russo.

Cerca de 15 por cento da produção agrícola turca "está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança", disse o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

"Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o Governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia", adiantou Tkachev.

A Rússia vai "levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia", salientou.

Esta medida anunciada agora pelo ministro da Agricultura surge poucos dias depois de a Turquia ter derrubado um avião de combate russo, junto à fonteira com a Siria.

Na terça-feira, a Turquia anunciou que dois dos seus caças-bombardeiros F-16 tinham abatido um SU-24 russo que tinha violado o espaço aéreo turco dez vezes num período de cinco minutos, ao longo da fronteira com a Síria, ignorando todas as advertências.

Em reação, o Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o abate do avião russo pela Turquia tinha sido "uma facada nas costas" que teria "consequências sérias" nas relações entre os dois países.

Lusa/SOL