A programação de Natal e de passagem de ano foi anunciada nos Paços do Concelho e constitui um investimento de meio milhão de euros, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
Entre os dias 31 de dezembro e 03 de janeiro, o Terreiro do Paço irá receber concertos gratuitos de artistas como os Trovante, Richie Campbell, Carminho e António Zambujo, D.A.M.A, Orquestra Geração, Banda Sinfónica da PSP ou a Sinfonietta de Lisboa.
Nas palavras de Fernando Medina, a autarquia quer que esta festa seja "um momento que se destine a todos", pois é "um dos grandes eventos do ano da cidade de Lisboa".
"É o maior momento de abertura e espetáculo, tirando as festas da cidade", vincou o presidente do município.
As iluminações com motivos natalícios vão adornar 34 locais da cidade, entre os quais o Chiado, a Rua Augusta ou o Rossio, onde é possível encontrar uma árvore de Natal de vários metros, em tons de dourado e de prateado.
A Câmara Municipal de Lisboa prevê um investimento de 320 mil euros numa instalação composta por mais de dois milhões de lâmpadas, que estará ligada até 06 de janeiro, das 18:00 à 01:00, e que foi acesa hoje pelo presidente do município.
Na noite de 24 para 25 de dezembro e na de passagem de ano, de 31 de dezembro para 01 de janeiro, a cidade estará iluminada entre as 18:00 e as 06:00.
Também no Terreiro do Paço será instalada uma pista de gelo, disponível entre os dias 11 de dezembro e 10 de janeiro, das 10:00 às 22:00, e as já habituais projeções de vídeo no Arco da Rua Augusta.
O tema deste ano do 'video mapping' será "As portas encantadas" e representará uma contagem decrescente para o dia de Natal. As sessões de 15 minutos serão às 19:00, 20:00 e 21:00.
A programação conta também com vários concertos de Natal espalhados por várias igrejas da cidade e também no Cinema São Jorge e no São Luiz Teatro Municipal, e feiras na Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio e Rua Augusta.
Também presentes na apresentação estiveram a presidente da União de Associações do Comércio e Serviços, Carla Salsinha, o diretor executivo da Associação de Turismo de Lisboa, Vítor Costa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, e alguns dos artistas que vão subir ao palco no Terreiro do Paço.
O vocalista dos Trovante, Luís Represas, interveio em representação dos artistas presentes, mostrando-se "satisfeito por tocar numa ocasião única" e pela "garantia de qualidade na produção" dos concertos, responsabilidade de André Sardet e Álvaro Covões.
Lusa/SOL