Segundo o El País, esta inovação está apenas presente numa loja em San Sebastián, em Espanha, mas poderá depois passar para as mais de duas mil lojas da Zara em todo o mundo.
Esta nova tecnologia funciona da seguinte maneira: o cliente chega à zona dos provadores, uma funcionária digitaliza as várias peças de roupa que o consumidor escolheu e estas são automaticamente reconhecidas nos tablets do provador.
Quando o consumidor já está dentro do provador, pode indicar através do ecrã se quer um tamanho diferente, uma outra cor ou até sugerir outras peças de roupa que possam combinar com aquilo que está a experimentar. Esse novo pedido é depois enviado diretamente a uma funcionária, fazendo com que o cliente não tenha de sair do provador.
“Facilita-se a escolha da roupa e diminui-se a espera para entrar nos provadores”, garante uma funcionária. Este sistema não só faz com que haja um maior controlo das peças de roupa mas também impede os roubos. “Todas as peças que entram nos provadores são detetadas por um leitor de alarmes e são carregadas na aplicação do tablet. Ao sair, o cliente terá de passar pelo mesmo scanner para comprovar que devolveu o mesmo número de artigos”.