A chanceler alemã Angela Merkel foi apontada como Personalidade do Ano de 2015 pela revista Time. Merkel foi a escolhida entre vários nomes que estavam apontados, como Donald Trump ou o CEO da Uber, Travis Kalanick. A Time cola-lhe o rótulo de chanceler do mundo livre.
"Por pedir mais do seu país do que a maioria dos políticos ousaria, por combater com firmeza a tirania, assim como o oportunismo e por assumir uma liderança moral firme num mundo onde esta está em falta, Angela Merkel é a pessoa do ano da Time", escreve a diretora da revista, Nancy Gibbs, no editorial.
A Time destaca ainda Merkel enquanto “figura indispensável durante a grave crise de dívida da Europa”, o seu papel de liderança na resposta ocidental a Putin sobre a Ucrânia e a sua tomada de posição quando a crise de refugiados veio pôr em causa o sistema de fronteiras europeu.
Em segundo lugar surge o nome de Abu Bakr Al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico. A escolha controversa recai sobre aquele que é responsável por atentados terroristas em todo o mundo, mas a sua marca no mundo é indiscutível, já que "exporta a extrema violência e (ideias de) religião destorcida por todo o mundo”, como justifica a publicação.