Gestores do Banif têm contas congeladas

Administradores vão ter de provar que não contribuiram para a queda do banco. Gestores perderam ainda milhares de euros com o dinheiro que tinham em acções e obrigações. António Varela, administrador do Banco de Portugal, ficou sem 50 mil euros. Família de Horácio Roque perdeu 45 milhões.

A intervenção do Estado no Banif está a trazer restrições financeiras a antigos e atuais administradores do banco. Os gestores não só têm as contas congeladas como perderam milhares de euros em ações e obrigações que tinham da instituição. Ironicamente, um dos que perderam dinheiro é o administrador do Banco de Portugal (BdP) António Varela: tinha 50 mil euros em obrigações subordinadas do banco, que não vão ser pagas.

De acordo com as atas do Conselho de Administração do BdP sobre a resolução aplicada ao Banif, as aplicações de membros de órgãos sociais nos últimos dois anos não estão no grupo de ativos e passivos que transitam para o Santander Totta. Estas responsabilidades ficam congeladas no banco ‘mau’ do Estado, que vai albergar os ativos problemáticos do banco, a Naviget.