Jenny White, médica e investigadora do grupo de saúde mamária da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), estudou o impacto do exercício físico nos seios das mulheres e deixa um alerta.
Muitas pessoas acham que quando se pratica desporto, especialmente quando se corre, o movimento dos seis é maioritariamente vertical – ‘para cima e para baixo’ – mas a médica garante que é muito mais do que isso.
Este grupo analisou e filmou várias mulheres a correrem com diferentes tipos de soutiens e até sem soutien para perceber o que acontece.
“Descobrimos que apenas 50% do movimento é vertical. Há também bastante movimento lateral – de um lado para o outro – e movimento para a frente e para trás”, afirma a especialista, citada pelo Huffington Post.
A especialista explica que não proteger correctamente os seus seios pode causar desconforto durante a prática de exercício físico, causar dor e deixá-los permanentemente descaídos.
“A mama tem um tecido extremamente delicado e não tem músculos para o susterem. Ou seja, se continuar a esticar o tecido, com o tempo pode levar a que fique descaído permanentemente”.
Qual é a melhor maneira de prevenir isto? Jenny White aconselha a usar um soutien próprio para desporto e acrescenta que os exercícios focados em fortalecer os músculos peitorais pode ajudar (apenas) a evitar a dor e eventuais efeitos inestéticos.