A nona etapa do rali mais exigente do mundo foi quase hollywoodesca para 'Speedy' Gonçalves, uma vez que o motor da sua Honda CRF 450 Rally cedeu a um problema no radiador (graças a um pau que o obrigou a percorrer vários quilómetros sem refrigeração), e até tinha anunciado que estava fora do Dakar. Mas a organização acabou mesmo por cancelar a segunda parte da etapa por motivos de segurança que decorre em Belén na Argentna. A confirmação chegou via Twitter da conta da Rally Team HRC: "a etapa de hoje foi cancelada. Paulo Gonçalves está oficialmente na corrida", escreveram.
O piloto português continua a ser 2.º da geral, Quarta-feira vai voltar à competição. Recorde-se que o piloto da Honda destacou-se como líder do Dakar 2016 durante quatro etapas e era um dos favoritos à vitória final.
E na última semana ajudou o rival Mathias Walkner- sofreu uma fractura no fémur- durante dez minuos e teve uma queda aparatosa na passada segunda-feira. A odisseia do Dakar continua para "Speddy" Gonçalves