António Guterres

Completou 10 anos na liderança do ACNUR, que consolidaram o seu prestígio internacional e alimentam ambições de chegar a mais altos cargos, como o de secretário-geral da ONU (ainda que aí as suas hipóteses pareçam remotas). A nível interno, foi recebido de braços abertos pelo PS e pode vir a presidir à Gulbenkian. E ficou-lhe bem a sinceridade de revelar o que o levou a recusar uma candidatura a Belém (só não se percebe porque não o disse mais cedo, alimentando esse tabu no PS até não haver alternativas). Se a tivesse aceite, a campanha presidencial teria agora outra emoção e outra elevação política.

Henrique Neto

Foi o candidato que melhor aproveitou a série de debates televisivos para marcar pontos pela diferença e sobressair entre os concorrentes de segunda linha. Foi bem preparado para os frente-a-frente mais mediáticos (com Nóvoa, Marcelo ou Belém), dirigindo críticas duras e estudadas aos seus opositores, não cedendo a conveniências nem a simpatias, surpreendendo-os pela frontalidade e contundência das intervenções. Já deixou a sua marca na campanha.

… SOMBRA

Paulo Morais

Descobriu o nicho de mercado eleitoral da corrupção e repete cansativamente os mesmos temas e argumentos, em todos os debates e em todas as circunstâncias. Parece mesmo não saber falar de mais nada nem dominar qualquer outro assunto. É a demagogia anticorrupção mais básica levada à exaustão, ainda por cima por quem só sabe apontar generalidades e nenhum caso concreto que tenha ajudado as autoridades ou qualquer investigação. Já não há pachorra para ouvir a repetitiva cantilena deste candidato.

Pinto da Costa

Arrisca-se a repetir um ciclo de 3 anos sem ganhar o Campeonato, como o de 2000 a 2002. Depois de um início de 2016 fatal (os portistas perderam 5 pontos e a liderança do Campeonato, estão quase fora da Taça da Liga), despediu Lopetegui, um treinador ao qual deu uma margem de decisão e de contratação nunca vistas, que fez entrar no Dragão uma numerosa legião espanhola (um problema para o futuro treinador?). Como se não bastasse, ainda se viu acusado na Operação Fénix ligada ao submundo das empresas de segurança. Tudo lhe corre mal neste início de ano.